NOSSA HISTÓRIA
     
No final dos anos setenta havia entre os Irmãos José Ferreira de Oliveira, Eriberton Scocco Ferreira dos Montes e Samuel Lino de Abreu o hábito de se encontrarem nos finais de semanas, ora na residência de um deles ora na sede da Associação Banco do Brasil em Manguinhos. Embora estes encontros eram de laser entre as famílias, mas entre um bom aperitivo sempre girava assunto em torno de maçonaria, principalmente sobre as dificuldades para frequentar a ARLS. Salomão Ginsburg, n.º 3, devido aos constantes congestionamentos do transito de Vitória (naquela Época não existia a segunda ponte) que muitas vezes obrigavam aos Irmãos que saiam de Vitória com destino a Campo Grande a fazerem a volta pelo contorno de Carapina, pois só assim chegariam a tempo de assistirem à reunião.
 
   
Diante desta dificuldade, e como a ARLS Salomão Ginsburg, nº 3 tinha um enorme quadro de obreiros, daí surgiu a ideia de fundar uma Loja no Oriente de Vitória, mais precisamente na Praia do Canto.

Lançada a ideia, o irmão José Ferreira de Oliveira ficou encarregado de contatar com os Irmãos residentes em Vitória, bem como aqueles que mesmo residindo no continente tinham em Vitória sua sede de trabalho, interessados em abraçar a ideia. Feito este primeiro contato, o movimento fundação tomou conta do grupo composto de vinte e um Irmãos, ou seja: Altenir José da Silva, Antonio Carlos Colona, Antonio de Sá, Carlos Alberto Moura, Carlos Eduardo Costa, Ceumar Luiz Sepulcri, Dorvagil Corrêa Filho, Elias Tufic Salume, Eriberton Scocco Ferreira dos Montes, Evaristo Dalvi, Florindo Venturini Campista, Francisco de Assis Santos Azevedo, Francisco Teixeira Filho, José Ferreira de Oliveira, José Leonardo Bride, José Pereira Filho, Milton da Silva Lucas, Ormindo Antunes Siqueira, Osvaldo Celino de Avellar Gomes, Samuel Lino de Abreu e Severino Righetti.

Dentro de grande entusiasmo partiu-se para a feitura da loja, e no dia 16 de agosto de 1981, o grupo reuniu-se pela primeira vez na residência do irmão José Ferreira de Oliveira, onde diversos assuntos foram discutidos e analisados, tendo como principal as razões da nova Loja, e concluiu-se que o objetivo global deve ser o de aprofundamento na filosofia maçônica.

E entre outras metas, as seguintes:
1 - Estreitamento do conhecimento mútuo,
2 - Estudo e discussão dos Rituais, Constituição e Regulamentos da Grande Loja.
3 - Desenvolvimento da Solidariedade Maçônica,
4 - Participação do intercâmbio entre as jurisdicionadas,
5 - Seleção profunda e criteriosa de candidatos,
6 - Participação ativa dos obreiros em suas comunidades,
7 - Criação de um fundo mútuo,
8 - Criação do Departamento feminino,
9 - Participação no processo sucessório e administrativo da Grande Loja.

O grupo reuniu-se novamente na residência do irmão José Ferreira de Oliveira, para análise das metas apresentadas na reunião anterior, que após exaustivamente debatidas foi aprovado que a nova Loja seria fundada.

O grupo reuniu-se pela terceira vez na residência do irmão José Ferreira de Oliveira, com a finalidade da escolha do nome da Loja, e dentre os diversos apresentados, saiu vencedor por unanimidade o de "ORVALHO DO HERMON", apresentado pelo irmão Altenir José da Silva.

Escolhido o nome da Loja, o grupo reuniu-se na residência do irmão Elias Tufic Salume, para escolha de seu primeiro Venerável Mestre, tendo sido indicado por unanimidade o nome do irmão Osvaldo Celino de Avelar Gomes, ficando assim cumprida mais uma etapa.

O grupo reuniu-se novamente no dia 17 de novembro de 1981, na residência do irmão Elias Tufic Salume, ocasião em que foram escolhidos os demais membros da primeira administração para o período 1981/1982.


© Copyright - Loja Maçônica Orvalho do Hermon nº 21 - Vitória - ES - Brasil - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Arco Informática - www.arcoinformatica.com.br